quarta-feira, 3 de abril de 2013

DESENHOS E ATIVIDADES SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS

E que tal trabalhar com algumas imagens e pinturas fazendo observações e reproduções...
Observações:
* cores
* formas
* quantidades
* texturas
Reproduções:
* recorte
* colagens
* pinturas (livre, a dedo, pincel, esponjado, etc...)
Segue algumas imagens para essa atividade






Lembrem-se: Na Educação Infantil existem diversas formas para explorar os conteúdos sem utilizar só lápis e papel. A maioria das atividades propostas acima são um exemplo disso. Você pode montar uma sequencia de atividades práticas (visual, oral, concretas), para depois fazer o registro em folha. Eu particularmente acho que até aqui já garantimos a aprendizagem do conteúdo de uma forma bem lúdica, principalmente com atividades de observação, reprodução, pinturas, recorte e colagens já seriam uma boa atividade com registro, mas de qualquer forma, cada um sabe das necessidades de sua sala. 
Segue alguns modelos de atividades em folha.






















































Para modificar essas atividades, deixando-as em caixa alta, basta salvá-las e postar no Microsoft Word. Em seguida façam as modificações necessárias e acrescente ou tire o que desejar (no Paint também fica ótimo). Veja só um exemplo. Peguei essa figura da árvore, colei no Paint e apaguei a parte escrita. Abri o Word, coloquei a consigna (título) e colei a árvore complementando a atividade. Uma atividade como essa (de recorte e colagem) deve ser feita em folha A4 inteira. Aqui coloquei a mesma atividade em uma folha só para exemplificar. 


Você também pode fazer um jogo de alinhavo, que além de trabalhar as formas geométricas também ajudará na coordenação motora fina das crianças. Esse modelo abaixo são de figuras feitas no feltro, mas você pode fazer tranquilamente as formas no e.v.a. Nem é necessário colocar o ilhós, basta fazer as formas no e.v.a, furar na borda com o furador comum (de um furo só) e comprar fio de cadarço (que é bem baratinho). Pode ter certeza que as crianças irão amar!!!

E que tal confeccionar um jogo da memória??!!

Construção de figuras no tri dimensional


Mais alguns modelinhos de quebra cabeça (esses foram feitos para trabalhar frações, mas também podem ser adaptados como quebra cabeça)


Separar alguns objetos de acordo com as formas

Confecção de alguns cartazes e exposição dos trabalhos das crianças






Ensinar Geometria é muito mais do que apresentar as diferentes formas geométricas à turma e mostrar seus nomes e características. Para que os alunos desenvolvam o pensamento geométrico, é preciso que entrem no jogo dedutivo. Cabe a você propor atividades desafiadoras, que explorem a capacidade de planejar e antecipar a solução de problemas.
Créditos:
* http://www.fafich.ufmg.br ~educ / graça_edson /teste/index.htm
* http://www.slideshare.net/guest3a9cb/projetofiguras-cores-e-formas-presentation
* http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/exploracao-espacos-pre-escola-educacao-infantil-matematica-forma-geometria-541707.shtml?page=1
* Cantinho Lúdico
* http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/construcao-solida-427370.shtml
* http://mentesirrequietas.blogspot.com/2011/06/tangram-construcao.html 

Retirado do site: http://elisacarla.blogspot.com.br/2011/10/atividades-com-formas-geometricas.html


Eu pesquisei no Google,  selecionei algumas  atividades . Se você for o dono de algumas das atividades postadas, por favor, entre em contato para que eu possa dar os devidos créditos. OBRIGADA!!!

8 comentários: