terça-feira, 6 de novembro de 2012

Comparação de escritas!










Uma vez eu fui questionada de como eu poderia estar concluindo que uma criança estava no estágio pre- silábico, silábico, silábico alfabético ou alfabético se eu não estava aplicando o "Teste das 4 palavras e uma frase! (ordem decerscente de sílabas e mesmo grupo semântico)




Ai resolvi fazer 3 tipos de teste




1. o teste das quatro palavras e uma frase,




2. um teste com as palavras de cartilha- uva, dado, dedo, casa - palavras simples




3. um texto








O que eu comclui podem ver nos textes que eu postei são as mesmas crianças, observem o teste de palavras de mémoria (simples) e o texto de escrita espontânea, eu notei que o nível da escrita é da criança, que as hipóteses é ela que cria por conseguinte não importa o que ela escreva o nível será o mesmo, salvo se ela tiver decorado a palavrinha, na minha só uso essas palavrinhas no início do ano para empolgar os alunos...


Então vejamos tem duas crianças a Jade e a Yasmim


Vamos iniciar pela Jade

A Jade está no nivel silábico com valor sonoro nas vogais CONVICTA! assim ela utilizou das mesmas hipoteses que tem no teste acima, nota- se que para a palvra Mônica ela escreve a ordem das letras OIA


E no teste das palavras de memória ela escreve também no nível silábico com valor sonoro nas vogais

Vaca- AA

Dado- AO

Casa- AA

Uva- UA

Dedo- EO



A outra criança a Yasmim já está no nivel alfabético entende a relação som e escrita, para ela não houve dificuldade para o teste de palavras de memória e o texto espontâneo também aprensentou o mesmo resultado
lembre-se se você criar o hábito de colher auto ditados individuais durante o ano, notará como cada criança evoluiu e sentirá que o trabalho do professor tem resultado sim!(By Lully)

Nenhum comentário:

Postar um comentário