sexta-feira, 29 de junho de 2012

Plano de Aula Flexibilizada para Deficiência Intelectual

Somar ou multiplicar? Objetivos - Introduzir a noção de multiplicação Conteúdos específicos - Resolver problemas que envolvam séries proporcionais - Analisar conjuntamente certos aspectos da resolução Ano 2º ano Tempo estimado 1 aula Material necessário Pacotes de figurinhas Flexibilização Para alunos com deficiência intelectual Estimule diferentes formas de participação do aluno com deficiência intelectual. Ele pode, por exemplo, apresentar os registros das estratégias elaboradas em conjunto com o seu grupo. Desenvolvimento das atividades 1ª etapa Peça que, em duplas, os alunos resolvam o seguinte problema: "José comprou 5 pacotinhos de figurinhas. Cada pacote vem com 4 figurinhas. Quantas figurinhas José comprou?" 2ª etapa Discuta os diversos aspectos que podem aparecer na resolução do problema, como a soma dos números disponíveis (4 + 5). Nesse caso, compartilhe a estratégia com os estudantes e pergunte se ela é correta. Esperam-se respostas do tipo: "Essa conta não é para esse problema; dá 9 e são 20 figurinhas". Ao invés de dizer que o procedimento da soma está errado, enfatize que a conta está certa (5+4=9), porém ele não é adequado para esse tipo de problema. Peça que as outras estratégias também sejam compartilhadas. Avaliação Antes de realizar a atividade, observe quais procedimentos você acha que seus alunos utilizarão? Depois do trabalho, verifique se houve algo no encaminhamento da atividade que chamou sua atenção. Notou avanços nas estratégias usadas pelos alunos a partir das discussões? Em seguida proponha outro problema para que tenham de aplicar seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário